Páginas

Projeto "A minha rua": Rua Pinto de Araújo, Leça da Palmeira
















João Pinto de Araújo foi um grande benemérito de Leça da Palmeira, de finais do séc. XIX. O seu nome encontra-se ligado, entre outros factos, ao “Castelinho” de Leça, outrora chamado de “Miramar”. Em 1870, João Pinto de Araújo mandou construir o referido Miramar junto da chamada “chaminé”, que então já existia, mesmo ao lado. Inicialmente situado na foz do rio Leça, na margem direita, servia para dar “senha” aos barcos de pesca que passavam à vista da costa.


Com a entrada em funcionamento do “Miramar”, foi possível ter uma melhor observação do mar e usá-lo como torre semafórica durante o dia, utilizando bandeiras e, assim, dar senha aos barcos de pesca que passavam junto da costa, em dias de mar bravo.


Na gravura acima é possível observar a chaminé onde primitivamente se acendiam fogueiras e servia, assim, de sinalização às embarcações. Na gravura abaixo, o "Castelinho" de Leça que antes tinha estado na foz do rio Leça está agora no meio da praia a poucas centenas de metros do local primitivo e do paredão do Molhe Norte.